Como removo a água do meu ar comprimido?

Um dos problemas mais comuns em qualquer sistema de ar comprimido é obter água no seu ar comprimido. Isso pode afetar seriamente o equipamento a jusante ou a qualidade do produto se, por exemplo, o ar estiver sendo usado para pulverização de tinta ou na fabricação de alimentos. Normalmente, a água é um problema maior no verão ou à medida que a temperatura externa aumenta.

 

Água (ou mais tecnicamente condensada) é gerada durante o processo de compressão no seu purificador de ar. A água é aspirada para o purificador de ar como parte do ar atmosférico. Quando o ar é comprimido, libera a maior parte da água, já que o ar comprimido não pode reter tanta água quanto o ar normal. A água é transportada juntamente com o ar comprimido para o receptor e para a tubulação a jusante, como uma nuvem de pequenas gotículas. Essas gotículas normalmente grudam nas paredes dos tubos ou se acumulam no receptor quando a velocidade do ar diminui. Às vezes, o ar está se movendo tão rapidamente que a água não sai do ar e acaba esguichando para fora do bico com o ar comprimido no ponto de uso. Como alternativa, pode acabar coletando em um ponto baixo no cano e depois ser esguichado de uma só vez.

 

Dito tudo isso, no entanto, o condensado que se acumula nos canos não é apenas água, é uma mistura de água e óleo do compressor, tornando o líquido esguichado bastante desagradável e inadequado para ser jogado no ralo. De fato, é ilegal simplesmente derramar condensado não tratado pelo ralo. Clique aqui para saber mais sobre o que você precisa fazer para limpar o condensado antes que você possa derramar legalmente em um ralo.

 

A boa notícia é que a água nas linhas de ar comprimido é um problema que normalmente pode ser facilmente resolvido com algumas das seguintes coisas simples.

 

Parando a água no ar comprimido

1 / Sempre realize as verificações diárias do seu purificado,  certificando-se de que você está fazendo as verificações diárias do seu compressor, pode ser suficiente para resolver seus problemas. drene particularmente a água do seu receptor e filtros

 

2 / Instale uma armadilha de água ou spinner  em algumas situações, montando uma armadilha de água imediatamente antes do equipamento a jusante ser suficiente para resolver seu problema de água

 

3 / Coloque um purificador de ar comprimido e filtros.  Se você ainda está sofrendo de água nas linhas de ar, provavelmente precisará comprar um purificador e filtros. 

A instalação de um purificador e filtros é geralmente rápida e não deve ser necessário desligar o compressor por mais de alguns minutos. Um purificador de tamanho correto resolverá a sua água nos problemas da linha de ar, mesmo nos dias mais quentes e úmidos.