DAMMA explica: Os purificadores de ar comprimido são adequados para purificar pequenas quantidades

Os purificadores de ar comprimido também pertencem ao grupo de purificadores de ar seco. Eles usam o ar comprimido disponível na empresa, que é expandido para a pressão atmosférica. Isso cria ar de processo seco com um ponto de orvalho baixo, que é aquecido no purifcador até a temperatura de secagem necessária. Dessecantes não são necessários para purificadores de ar comprimido.

O ar comprimido seco, isento de óleo e água é um pré-requisito para a operação de purificadores de ar comprimido. O efeito físico dos purificadorees de ar comprimido é que a expansão do ar comprimido reduz o ponto de orvalho. Dependendo do ponto de orvalho do ar comprimido, é possível atingir um ponto de orvalho de -20 ° C ou menos com os purificadores de ar comprimido.

O ar sempre contém água na forma de vapor. Se o ar é comprimido, pode armazenar cada vez menos água à medida que a pressão aumenta e o volume diminui. Isto é comparável a uma esponja que pode absorver uma certa quantidade de água de maneira relaxada. Se for espremido, a água cairá. Quando o ar é comprimido, a temperatura aumenta e o ponto de orvalho da pressão também aumenta. O ponto de orvalho de pressão é a temperatura na qual o ar comprimido pode ser resfriado sem que a água de condensação caia. Se o ar comprimido no compressor esfriar ainda mais, a água se condensa, pelo que a umidade absoluta do ar diminui. Se esse ar for estrangulado e alimentado na rede de tubulação, ele relaxa e o ponto de orvalho da pressão cai. O ar (pré-) expandido agora é direcionado para o purificador de ar comprimido.